hands

hands

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PSP - primeiros sintomas

A presente postagem tem como objetivo listar os primeiros e principais sintomas da paralisia supranuclear progressiva, baseando-se no quadro de um paciente (meu pai) e em pesquisas realizadas em diversos sites a respeito da PSP. Ressalto que não sou médica, e qualquer diagnóstico deve ser feito por um neurologista. 


De acordo com o National Institute of Neurological Disorders and Stroke, os principais sintomas iniciais da PSP são:


  • perda de equilíbrio durante a marcha;
  • quedas sem motivo aparente (principalmente para trás);
  • rigidez muscular;
  • marcha alterada (andar de forma estranha e/ou engraçada);
  • tonteiras - resultando em quedas;
  • mudanças na personalidade, como perda de interesse em atividades antes apreciadas pelo paciente ou reações violentas; 
  • aumento da irritabilidade;
  • esquecimento.

Apesar desses serem os principais sintomas, pacientes podem apresentar outros sintomas. No caso do meu pai, ele começou a apresentar problemas na fala, na visão (embora ele já tivesse glaucoma nessa época) e tremor nas mãos, o que nos fez acreditar que talvez ele tivesse Parkinson. Por causa dos problemas na fala, chegamos a achar que meu pai houvesse sofrido um AVC; porém, os exames não apontaram nada nesse sentido. 

Passamos por vários médios - a maioria do sistema único de saúde, e apenas um especialista. O especialista foi o único que ficou com dúvida na hora de dar o diagnóstico, e disse que desconfiava ser Parkinson ou Alzheimer, mas que era necessário repetir alguns exames e aguardar um pouco mais. Os médicos do SUS acharam mais fácil diagnosticar meu pai com Parkinson, e ele passou a ser medicado para esse fim a partir de 2008. 

Meu pai reclamava de sentir tonteiras, e por causa dessas tonteiras, ele caía com frequência - geralmente para trás. Um outro sintoma latente foi a mudança na personalidade: meu pai, que sempre foi um homem calmo e gentil, passou a ficar agressivo em certas ocasiões, chegando até mesmo a agredir fisicamente alguns familiares com quem convivia. Também era comum esquecer coisas com muita facilidade. 

Os primeiros sintomas apareceram quando meu pai tinha 66 anos. 

Apresentar esses sintomas - ou alguns deles - não implica necessariamente em diagnóstico positivo de PSP; mas é um ótimo motivo para procurar um bom neurologista e solicitar alguns exames, dentre eles, uma ressonância magnética. 

Converse com o médico. E se ficar alguma dúvida e seu médico não conseguir responder, procure outro profissional. Quanto mais cedo a PSP for diagnosticada, mais chances dos medicamentos fazerem um efeito mais representativo. 

Caso queiram se informar mais sobre os sintomas, segue o link que utilizei como referência:

5 comentários:

  1. A minha mãe foi diagnosticada portadora da paralisia supranuclear progressiva. Não consigo entender o que está acontecendo com ela. No caso da minha mãe também houve uma alteração e dificuldade na escrita.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Essa alteração e dificuldade na escrita é normal dentro do quadro de PSP. O mesmo aconteceu com o meu pai.

    Se for do seu interesse, eu criei um grupo no Facebook para que nós, familiares de portadores de PSP, possamos trocar experiências e compartilhar informações, assim como desabafar de vez em quando. Tem um pessoal muito bacana e bem informado lá:

    https://www.facebook.com/groups/247990755378700/

    Você será muito bem vindo em nosso grupo!

    Um abraço,

    Fabiane.

    ResponderExcluir
  3. meu marido e portador da doença de psp já esta usando sonda nasal com dieta enterial por mas que cuidamos ele tem uma infeção atrás da outra esta bem debilitado o neuro disse que ele esta na quinta e ultima fase estou muito triste em ver tanto sofrimento temos que aspirar de 3a4 vezes ao dia pois acumula muita saliva .Cada dia que amanhece e mas um dia de esperança

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe e portadora de PSP a onze anos sendo que 9 anos desdes 11 ela está acamada. Aprendi muito sobre essa doença:Medicações como trazadona (Donaren) clozapina (leponex) e clonidina (atensina) essas medicações ajudam muito na questão do sono rigidez e agitação.

    OBS: consulte o neurologista para maiores informações.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Meu nome é Sérgio Murilo e minha mãe foi diagnosticada com PSP. Ela reclama de tonteiras constantes e não obtivemos resultados com Labirin nem Vertix. Isso deve ser horrível! Imagina durante anos você sentir uma tonteira que não passa. Alguém pode me ajudar nesse sentido? É algo com o qual ela terá de conviver pra sempre?

    ResponderExcluir